Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] XXIII ENBRA - Educação é a receita para inovação

CFA

[ CFA ] XXIII ENBRA - Educação é a receita para inovação

Comments
por imprensa 31/10/2014 20h03

Palestrantes defendem que, para inovar é preciso, antes de tudo, investir em educação

“Ciência, tecnologia e inovação: como mudar de rumo e de ideia” foi o tema do talk show apresentado pelo diretor do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará, Adm. Carlos Mota Lima e pelo ex-governador do Estado do Ceará, Gonzaga Mota na manhã do último dia do XXIII Encontro Brasileiro de Administração (ENBRA).

Para Gonzaga, a ciência, a tecnologia e a inovação ajudam a eliminar a pobreza, a fome, as desigualdades sociais e regionais, entre outros. “Por outro lado, o referido trinômio possibilita a descoberta de novos produtos, a melhoria da competitividade e da produtividade, a ampliação do emprego de mão-de-obra, novas oportunidades de investimento, métodos produtivos mais eficazes. Enfim, conduz à melhoria da qualidade de vida das pessoas em todos os aspectos”, explicou.

O palestrante também abordou a questão educacional. Segundo ele, há no Brasil um consenso sobre a educação, mas a sociedade quer que esses desafios sejam enfrentados com mais disposição. “Resta, pois, o passo mais difícil – transformar a retórica em ações concretas e priorizar os investimentos na educação, nas múltiplas dimensões do acesso, equidade e qualidade o que estimulará as pesquisas científicas e tecnológicas, conduzindo, pois, a inovação”, esclareceu Gonzaga Mota.

A educação continuou em pauta na apresentação de Carlos Mota. O administrador enfatizou que a inovação sem metas ousadas torna-se vazia. “Para inovar é preciso valorizar as origens”, afirmou, citando casos de alunos do Ceará que vão estudar em outros estados e não voltam. “Nós, administradores, temos um papel estratégico para essa transformação. Mas não podemos cair no reducionismo”, defendeu.

Elevar o nível de competitividade, promover o avanço tecnológico e melhorar a produtividade são os desafios apontados pelo palestrante, ressaltando o papel da educação nesse processo. “Por meio da educação cria-se um ambiente favorável para a inovação. Nosso desafio é oferecer uma educação que esteja apta a extrair o melhor de cada pessoa”, concluiu.

Para saber mais – Ao final do talk show, Carlos Mota apresentou o livro "Inovando no Ceará - Conceitos e Ações do Programa Uniempre". A obra relata a experiência do programa Uniempre ao longo de seus dois anos de atividade. Os planejamentos, metodologias, missões, articulações, projetos e propostas de ações estão registrados em 15 capítulos. O objetivo é compartilhar as vivências e parcerias ao longo do período, como, por exemplo, destacando o Mapeamento do Ecossistema de Inovação, Portal Uniempre e a colaboração internacional entre a academia e o setor produtivo. Interessado em conhecer a publicação pode clicar aqui para acessar a versão digital do livro.