Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-BA ] CRA-BA promoveu evento para discutir ferramentas da sustentabilidade

CRA-BA

[ CRA-BA ] CRA-BA promoveu evento para discutir ferramentas da sustentabilidade

Comments
por imprensa 08/10/2015 15h02

Durante o encontro também foi lançado livro sobre o assunto

Nesta terça-feira, 29 de setembro, o Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), em parceria com o Sindicato dos Administradores do Estado da Bahia (SINDAEB), realizou, na Casa do Comércio, em Salvador, o evento “Café com Palestra”, com o tema  "Ferramentas da  Sustentabilidade". A programação faz parte das diversas ações realizadas pelo Conselho para celebrar o Jubileu de Ouro (50 anos) dos Profissionais de Administração. Na ocasião, foram apresentadas ferramentas para implantação prática da sustentabilidade no poder público, iniciativa privada, além de uma análise sobre selos e certificações. 

Conforme o presidente do CRA-BA, Adm. Roberto Ibrahim Uehbe, defender o meio ambiente apresenta-se hoje como uma exigência universal. “O gestor é quem orienta e protege a empresa nas práticas e infrações que venham a ser cometidas”, disse. A coordenadora do Núcleo de Estudos do CRA-BA, Admª. Tatiana Carvalho pontuou a importância de o gestor perceber a sustentabilidade, de forma operacional, apresentando resultados na prática com ferramentas adequadas, customizadas ou criativas. “Existe uma lacuna na nossa formação. O administrador é coautor, com as organizações de qualquer sanção ambiental, por isso é necessário que ele conheça a legislação, de forma ampla, para que possa atuar como um auxiliador”, resumiu. 

De acordo com a palestrante, Profª. Admª. Bárbara Carole, o mais importante é discutir opções para a aplicação prática. “Se o gestor atuar de forma sustentável e multidisciplinar, suas ações vão beneficiar toda sociedade. O maior desafio é este, pois o gestor possui o papel de difundir o conhecimento e, sobretudo, a consciência sustentável. Governo, empresas e a sociedade precisam atuar de forma conjunta. No Brasil existem cerca de 600 selos, porém poucos são auditados e monitoram a cadeia produtiva. Posturas assistenciais são a maioria”, disse.  

Já o Prof. Adm. Sandro Pinto, doutor em educação e especialista em Gestão e Recursos Humanos, falou sobre a importância da logística reversa na gestão. Ele apresentou cases de sucesso de grandes empresas como a Coca-Cola, Mac Donald´s, Nike, entre outras . “É importante que o gestor esteja atento sobre como o produto deve voltar ao ciclo de negócios depois de ser utilizado pelo cliente”.  

Lançamento de livro - O livro “Legislação Ambiental para Administradores”, que faz parte da “Série Gestão Sustentável”, iniciativa do CRA-BA, em parceria com o  SINDAEB, foi lançado, em formato poket book e distribuído gratuitamente ao final do evento.  “Este livro vem instrumentalizar os gestores para que compreendam a legislação e a vejam como aliada no exercício das suas funções”, disse Tatiana Carvalho.  

          O Gestor Ambiental e mestreem Desenvolvimento sustentável Deraldo Moraes, que também é coautor do livro, ressaltou que os novos rumos do desenvolvimento sustentável são abordados pontuando temas técnicos, de forma mais acessível. “O livro sinaliza que é preciso buscar um modelo economicamente viável e socialmente justo. Traduz, de uma forma simples, qual ordenamento jurídico adequado para melhorar e facilitar a gestão”, explicou. 

           O tema sustentabilidade é uma preocupação contínua do CRA-BA, que faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e participa do Conselho Estadual (CEPRAM) e Conselho Municipal do Meio Ambiente. Além disso, desde 2011 o CRA-BA possui um Núcleo de Estudos sobre a sustentabilidade que está aberto a todo administrador e estudante da área e que deu origem tanto ao livro, como aos eventos realizados pelo Conselho sobre este assunto. 

          Por ocasião do Café com Palestra sobre “Ferramentas da Sustentabilidade” foram arrecadados quase 500 Kgs. de alimentos não perecíveis e doados as entidades beneficentes, Lar Irmã Lourdes e Pérola de Cristo, situadasem Salvador/BA.

DSC_6099.JPG

DSC_6126.JPG

DSC_6183.JPG

Eduardo Morais de Castro e Sandro Coelho Moreira.jpg

Platéia.jpg

Ramiro Carbalhal e Deraldo Moraes.jpg

Rita Borja e Bárbara Carole.jpg

Roberto Ibrahim e Tatiana Carvalho.jpg

Fonte: CRA-BA