Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-BA ] CRA-BA realiza com sucesso o Café com Palestra

CRA-BA

[ CRA-BA ] CRA-BA realiza com sucesso o Café com Palestra

Comments
por imprensa 26/11/2015 15h55

Nesta quarta-feira (25/11) o Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) realizou mais uma edição do Café com Palestra, com o tema “Bloqueios de ação: o que lhe impede de agir”. A palestra ocorreu na Casa do Comércio, e foi ministrada pelo administrador, professor e consultor empresarial Benedito Britto, especialista em administração regulatória e mestre em Administração Pública pela University of Southern Califórnia.

Na ocasião, o CRA-BA também concedeu Homenagens Especiais do Jubileu de Ouro da Administração nas categorias “Antiguidade”, “Profissional”, “Acadêmico”, “Organização”, “Personalidade” e “Colaborador” do CRA-BA, na qual foram agraciados profissionais de instituições como a UNIFACS, UNIJORGE, UFBA, Universidade Católica, entre outras.O professor Benedito Britto, por sua vez, recebeu o título de “Administrador Emérito”, conferido uma vez por ano a um profissional reconhecido da área.

Conforme o presidente do CRA-BA, Roberto Ibrahim, esta edição do “Café com Palestra” foi especial, pois homenageou diversos representantes da categoria, no ano em que a profissão completa 50 anos. “As homenagens são oriundas da avaliação feita por uma comissão, portanto muitos administradores homenageados contribuíram para a profissão como a conhecemos hoje. Vale destacar que somos agentes em desenvolvimento, em um país que sofre uma crise gerencial, e como administradores temos uma obrigação pessoal de combater a corrupção e defender nosso patrimônio como participantes do Pacto Global das Nações Unidas”, sinalizou.

Já o presidente do Conselho Federal de Administração, Sebastião Melo, presente no evento, pontuou a trajetória dos Conselhos e da profissão que atualmente conta com 27 Conselhos Regionais e continua sendo a atividade mais procurada do país, com mais de dois mil cursos de bacharelado. “Todos os conselhos se engajaram no processo do Jubileu e compartilharam as ações com toda a sociedade. Se o país tivesse uma percepção de gestão melhor, não estaríamos nessa crise tão grande. Precisamos, nos próximos 50 anos, exercitar a boa gestão e dar esperança para o Brasil. É necessário mostrar que a gestão pública pode ser bem feita e que as empresas podem ser bem geridas”, pontuou.

O professor Benedito Britto, por sua vez, que foi homenageado, se mostrou totalmente surpreso com a honraria. “Quando recebi a notícia, me lembrei que contribui com a fundação do primeiro Conselho, em 1965. Naquela época não existia nem sede, utilizamos a sede da universidade, na qual nós éramos professores. Então, é como se eu visse criado, um filho de 50 anos, mas nunca imaginei que estaria aqui hoje”, finalizou.

TCE-BA é um dos homenageados

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) foi homenageado pelo Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA) em solenidade que marcou os 50 anos de regulamentação da profissão de administrador no Brasil. Em nome do Tribunal, o conselheiro-presidente Inaldo da Paixão Santos Araújo recebeu o troféu Jubileu de Ouro, que foi entregue também a outras 25 pessoas e instituições, “como reconhecimento à contribuição das mesmas ao desenvolvimento técnico-científico e social da Ciência da Administração, na defesa dos profissionais da área ou que tenham realizado serviços, trabalhos e benefício da sociedade”.

Ao agradecer a homenagem, o presidente Inaldo Araújo destacou a importância do trabalho do administrador para a boa gestão das empresas públicas e privadas e salientou que aquela comemoração dos 50 anos era uma prova inconteste do bom trabalho que a categoria e CRA têm desenvolvido em benefício da sociedade. E acrescentou: “Num momento como este que o Brasil atravessa, de crise na gestão pública e privada, somente cresce a importância do profissional de administração”.

O presidente CRA-BA, Roberto Ibrahim Uehbe, disse que a concessão do troféu Jubileu de Ouro ao TCE constitui um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Corte de Contas da Bahia ao longo dos seus 100 anos de existência e ao fato de serem duas instituições parceiras. “O TCE é nosso parceiro há muito tempo, até porque também atuamos numa área comum, a fiscalização. O tribunal fiscaliza as contas dos gestores enquanto o CRA fiscaliza o exercício da profissão, ambos com a intenção de bem servir à sociedade”, esclareceu.

Os 50 anos de regulamentação da profissão de administrador foram marcados pela realização de diversos eventos durante este ano, sendo que a concessão dos troféus e medalhas Jubileu de Ouro foi considerada o clímax das comemorações. Além da entrega das comendas, a solenidade foi marcada pela realização da palestra “Bloqueios de ação: o que lhe impede de agir”, proferida pelo professor Benedito Britto, que foi homenageado pelo CRA com o título de Administrador Emérito de 2015.

A escolha das pessoas e instituições homenageadas foi decidida por votação em reunião plenária do Conselho Regional de Administração e dividida em seis categorias, assim distribuídas:

Antiguidade – Os cinco profissionais mais antigos de administração registrados no CRA-BA: Eduardo Nascimento, Wellington Newton Félix Martins, Lúcio Félix de Souza Filho, Angela Barbosa Almeida e Fernando Lessa Sacramento.
Profissional – Cinco profissionais de Administração que prestaram contribuição relevante à categoria: João Eurico Matta, Maria da Graça Pitiá Barreto, José Augusto Rodrigues de Abreu, Leopoldo Roberto Martins de Carvalho e Guilherme Marback Neto.
Acadêmico – Cinco representantes da área acadêmica que tenham se destacado no ensino da Administração: Márcia Pereira Fernandes de Barros, Antonio Carlos Lé Martini, Bartholomeu Thadeu de Souza Rebouças, Luiza Augusta da Rocha Moreira e Francisco Lima Cruz Teixeira.

Organização – Um representante de empresa privada e um representante de organização pública que prestaram relevantes serviços à sociedade no campo da Administração: Empresa Privada: Monkal Empreendimentos Ltda (sócio-diretor Rodrigo Lopes Alves); Organização Pública: Tribunal de Contas do Estado da Bahia (conselheiro-presidente Inaldo da Paixão Santos Araújo).

Personalidade – Duas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e consolidação da Ciência da Administração: Geraldo Danneman e Margarida Maria Costa Batista.
Colaborador do CRA-BA – Funcionária mais antiga – Marileide Pedreira de Araújo: e Funcionária-destaque – Sandra Cirne Áspera Portela.

Fotos do evento estão no Flickr do TCE-BA.

 

DSC_6804.JPG

DSC_6808.JPG

DSC_6826.JPG

DSC_6963.JPG

DSC_7002.JPG

DSC_7009.JPG

DSC_7033.JPG

DSC_7048.JPG

DSC_7064.JPG

DSC_7086.JPG

DSC_7102.JPG

DSC_7129.JPG

DSC_7138.JPG

DSC_7145.JPG

DSC_7209.JPG

DSC_7224.JPG

DSC_7357.JPG

DSC_7388.JPG

Fonte: CRA-BA

registrado em:
comentários do blog alimentados pelo Disqus