Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-CE ] Em sessão solene, CRA-CE comemora Jubileu de Ouro na Assembleia Legislativa do Ceará

CRA-CE

[ CRA-CE ] Em sessão solene, CRA-CE comemora Jubileu de Ouro na Assembleia Legislativa do Ceará

Comments
por imprensa 15/09/2015 11h01

Na noite do dia 9 de setembro (quarta-feira), a partir das 19 horas, em sessão solene, a Assembleia Legislativa do Ceará foi palco de cerimônia dos 50 anos de criação da lei 4.769, de 1965, que regulamentou a profissão de Administrador no País. O evento, realizado pelo CRA-CE, faz parte de uma série de ações promovidas pela entidade a fim de promover a ciência da Administração e mostrar à sociedade a importância da profissão.

Na ocasião, Administradores que contribuíram com relevância para a profissão foram homenageados e reconhecidos pelo CRA-CE: Duaran Leão Duarte, Rogério Cristino, Honor Torres Filho, João Alves de Melo, José Airton de Oliveira, Lamarck Guimarães, Luiz Carlos Barreira Nanan e Leonardo Macedo.

Também receberam homenagens o Prefeito de Assaré, Samuel Freire, e o Deputado Estadual Wellington Landim, morto em junho de 2015.

O Deputado Estadual Sérgio Aguiar, que também é Administrador, foi o autor do requerimento da sessão solene que homenageou os 50 anos da profissão e o primeiro a discursar. O deputado deu os parabéns a todos os profissionais, enalteceu a ciência da Administração e o papel do Administrador, bem como ressaltou a história de desafios e conquistas do próprio CRA-CE.

Em seguida, o também deputado e Administrador Carlos Matos, que subscreveu o requerimento da sessão solene em homenagem ao Jubileu de Ouro da profissão, cobrou mais participação dos Administradores em todos os segmento da sociedade. “O País passa por esta tão grande crise por falta de Administradores nas esferas públicas”, destacou.

Quem também proferiu discurso, em nome de todos os homenageados, foi João Melo, presidente da Academia Cearense de Administração (Acad), que louvou a Administração e os Administradores, ao citar o progresso e evolução da profissão citando os processos da Igreja Católica e das organizações militares. João Melo criticou ainda a subutilização do Administrador na gestão pública, e cobrou das autoridades políticas mais valorização do profissional.

O Prefeito municipal de Brejo Santo, o médico Guilherme Landim, recebeu a homenagem em nome do Deputado Estadual Wellington Landim, morto há exatos 90 dias, por ter sido sempre um amigo dos Administradores e autor do projeto de lei que instituiu o Dia do Administrador no Ceará no dia 9 de setembro.

Guilherme foi também homenageado por ter sido congratulado com o prêmio nacional ‘Prefeito Nota 10’, por destacar o município sob sua gestão como “Cidade Educadora”. Na ocasião, o prefeito ressaltou que Brejo Santo foi um dos primeiros municípios a incluir o Administrador nos quadros da gestão por meio de concurso. “Tenho certeza que os frutos que estamos recebendo para Brejo Santo são provenientes da atuação e valorização dos Administradores nos quadros profissionais da gestão municipal”, afirmou.

 

Por fim, o Presidente do CRA-CE, Leonardo Macedo falou em nome da classe, quando parabenizou os Administradores e ressaltou que a profissão tem 50 anos de regulamentação, mas milhares de anos de ofício ao afirmar que o próprio surgimento da escrita, no ano 4.000 a.C., já era uma forma de exercer controle e organizar demandas para o público.

Leonardo Macedo ainda convocou a classe para dar o exemplo de participação e de trabalho por parte do Administrador em tempos de crise. “Remédio para a crise é trabalhar, vamos trabalhar mais e reclamar menos”, disse.

Além da homenagem na Assembleia Legislativa, o CRA-CE também receberá sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza, no próximo dia 14 de setembro. A categoria também realizará o Baile do Administrador, no dia 12, e a Feijoada do Administrador, no dia 19 de setembro. Por todo o mês de setembro, o CRA-CE participará ainda de entrevistas em rádio e televisão para mostrar à sociedade a importância da profissão.

 

Fonte: CRA-CE