Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / CRA-DF assina acordo com GDF

CFA

CRA-DF assina acordo com GDF

Comments
por renata 18/08/2016 08h25
Acordo de Cooperação Técnica beneficiará empresários. Iniciativa visa fortalecer a atividade empresarial na capital

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária do Distrito Federal, assinou nesta segunda-feira (16) à tarde, acordo de cooperação técnica com o Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF). O documento, firmado no plenário do Conselho Federal de Administração (CFA), é voltado para o apoio e o fomento do desenvolvimento econômico, orientação e divulgação do microcrédito produtivo e de outras linhas de financiamento.

 

“Por meio do Acordo, Administradores irão oferecer informações sobre gestão, negócios, planejamento, controle e outros assuntos relacionados à administração de interesse dos microempresários”, explicou o presidente do CRA-DF, Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior.


Ele lembrou que cerca de 40% das empresas têm, em média, cinco anos de vida. “A empresa abre, mas sofre da falta de Administração e, por isso, fecha as portas”, lamentou.  O presidente ainda aponta outros fatores como causa para o fechamento dos estabelecimentos como fluxo de caixa, imposto e falta de capacitação. “Precisamos repor esse erro histórico”, analisa.

 

O presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello ressaltou que, as empresas que fecham as portas geram caos social. “Quando um negócio morre leva com ele inúmeros empregos. Imagina o tanto de famílias que sofrem com o desemprego? Esse convênio vem, portanto, para evitar essas mortalidades e ajudar a fortalecer as MPEs do DF”, afirmou.


O secretário de Micro e Pequena Empresa, Raad Massouh que, na ocasião, representou o governador em exercício Tadeu Filippelli na cerimônia, informou que o impulso para formalizar o acordo se deve à grande renda gerada pelas microempresas. “Aproximadamente 75% da renda do GDF vem desse segmento. A intenção do acordo é resgatar a credibilidade e a confiança do microempresário”, aponta Raad Massouh.

 

A solução, de acordo com o documento, está na Tenda do Empresário. Projetada para ser o carro-chefe do programa Minha Empresa, Minha Vida, a iniciativa será levada a todas as regiões administrativas e prestará assistência aos empresários. “As consultorias serão em melhoria de gestão, finanças, controle, custos, contabilidade, compras governamentais, além de aproximar o empresário dos bancos – que terão estandes no local”, acrescenta Raad. As secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Econômico e administrações regionais também terão espaços para atendimento.

 

Os cursos oferecidos pela Tenda do Empresário serão ministrados gratuitamente aos interessados. “Entraremos com a experiência e o empresário entra com a necessidade”, completa o presidente do CRA-DF. A partir de 1º de novembro, a estrutura ficará entre 40 e 50 dias nas localidades. “Ainda este ano, duas cidades serão contempladas: Sobradinho 1 e 2 e o Polo de Modas do Guará”, assegura Raad Massouh.

 

O secretário afirma que depois de passar por todas as regiões administrativas do Distrito Federal, a Tenda do Empresário se instalará definitivamente na Rodoferroviária. “Após assistir todas as cidades, o empresário já saberá onde encontrar um ponto fixo do programa. Essa será uma das etapas de conclusão e firmamento do projeto”, planeja o secretário. O atendimento nas tendas itinerantes será de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h; e no sábado, das 8h30 às 14h30.

 

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura do acordo o secretário de Assuntos Estratégicos, Newton Lins; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Luciano Menezes de Abreu, entre outras autoridades.

 

Fotos:https://picasaweb.google.com/106339610038992690341

 

Assessoria de Imprensa CFA

Agência Brasília