Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-DF ] CRA-DF apoia campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”

CFA

[ CRA-DF ] CRA-DF apoia campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”

Comments
por imprensa 07/12/2015 12h02

O Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF) é mais um Regional que faz adesão a campanha “10 Medidas contra a Corrupção”, do Ministério Público Federal (MPF). Por meio do projeto “Van Intinerante”, o CRA-DF percorrerá órgãos públicos para divulgar a campanha.

No dia 7 de dezembro, a van do CRA-DF estará nos Correios e, na terça-feira, 8 de dezembro, será a vez a Infraero receber o Regional. O CRA-DF já negocia com outros órgãos públicos - como a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão -  uma visita da Van Intinerante para levar ao conhecimento do público a campanha “10 Medidas contra a Corrupção”.

O Conselho Federal de Administração (CFA) oficializou adesão a campanha em 20 de agosto. Desde então, tem mobilizado os CRAs e os profissionais de Administração visando apoiar a coleta de assinaturas, já que a iniciativa do MPF pretende angariar assinaturas para a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular que venha a possibilitar a punição rápida e rigorosa daqueles que praticam atos de corrupção em nosso país, acabando com o tão alardeado fenômeno da impunidade.

PERGUNTAS FREQUENTES

 

1) Posso assinar eletronicamente meu apoio à campanha?

Infelizmente, formulários virtuais não são aceitos pelo Congresso Nacional para o oferecimento de Projeto de Lei de iniciativa popular. Segundo a legislação, as assinaturas devem ser encaminhadas fisicamente, não por meio digital. Daí porque a campanha está buscando um milhão e meio de assinaturas físicas para enviar os projetos de lei ao Congresso Nacional.


2) Como posso ajudar?

No site www.dezmedidas.mpf.mp.br está disponível a ficha de assinatura para apoiar as dez medidas. É só imprimi-la, assiná-la e entregá-la em um dos pontos de coleta, como o CRA-DF. Você pode ajudar também coletando a assinatura dos seus parentes e amigos.


3) Onde posso deixar minha ficha de apoio?

Na sede do CRA-DF – SAS Quadra 06, Bloco K, Ed. Belvedere.

Todas as unidades do Ministério Público Federal e estadual (as promotorias) estão recebendo as assinaturas, além de uma relação de entidades/empresas que estão apoiando a campanha.


4) É preciso preencher todos os dados solicitados na ficha de apoio?

Não. Os dados imprescindíveis são seu nome (sem abreviatura), seu CPF e seu domicílio eleitoral, além da assinatura. 

5) Os dados informados podem ser usados para outra finalidade?

Não. Os dados servirão unicamente para a campanha das dez medidas. Não serão armazenados pelo MPF e nem repassados para nenhum outro órgão. 

6) A campanha tem data para terminar?

Não. A campanha só terminará quando atingir a meta de um milhão e meio de assinaturas. 

7) Igrejas, entidades e empresas podem ajudar?

Sim. Além de funcionar como pontos de coleta, as entidades e empresas que desejarem ajudar, podem assinar a carta de apoio e buscar assinatura de fiéis, colaboradores e empregados, por exemplo. Os documentos podem ser entregues todos os dias, durante o horário de funcionamento das unidades. 

8) O fato de alguns parlamentares terem proposto algumas das dez medidas ao Congresso Nacional torna desnecessária a propositura do projeto por meio de iniciativa popular?

Não. Primeiramente é importante esclarecer que muitas medidas ora defendidas pela nossa campanha não estão abrangidas dentre aquelas já propostas por parlamentares. Além disso, buscamos, com o encaminhamento dos projetos de iniciativa popular, demonstrar ao Congresso Nacional que as dez medidas contam com grande apoio popular. Esse apoio popular será imprescindível para conseguirmos não apenas propor os projetos de lei mas também para conseguir aprová-los.