Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-PR ] Fiscalização protege mercado de trabalho da profissão

CRA-PR

[ CRA-PR ] Fiscalização protege mercado de trabalho da profissão

Comments
por imprensa 11/06/2014 10h50

A diretoria e a supervisão de fiscalização do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) empreenderam diversas ações para prestar orientações legais e coibir irregularidades e o exercício ilegal da profissão. Em janeiro e fevereiro, foram realizadas 55 visitas a empresas privadas, órgãos públicos e cartórios, entre os quais Tribunal de Justiça do Paraná, Núcleo de Concursos da UFPR, Faculdade de Administração e Economia (FAE), Fundação de Ação Social (FAS), Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, Hospital Pequeno Príncipe, Sistema Ocepar e a Secretaria de Estado da Administração e Previdência.

 

        O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) retificou edital de concurso público para os cargos de analistas administrativos, que inicialmente previam formação em administração, economia ou ciências contábeis para funções privativas do administrador. Após intervenção do CRA-PR, os cargos cujas funções são típicas de administrador passaram a denominar-se analistas de gestão e serão ocupados por graduados em administração. O cargo com funções típicas de economista teve sua denominação alterada para analista econômico e será ocupado por graduado em economia. Em visitas à Celepar – Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná e à Unespar (Universidade Estadual do Paraná), o CRA-PR solicitou a retificação de editais de concursos públicos para adequar determinados cargos à condição de privativos do administrador.

 

            A cada visita os representantes do CRA-PR solicitam a relação de ocupantes de cargos e o contrato social a fim de verificar o exercício de funções específicas do administrador e se o objeto social da organização inclui atividades privativas da profissão, requerendo os devidos registros. No Tribunal de Contas do Estado do Paraná, visitado em 13 de fevereiro, o objetivo foi conhecer a estrutura de fiscalização de procedimentos licitatórios das diretorias de contas municipais e estaduais.

 

            No período de 24 de fevereiro a 14 de março deste ano a fiscalização do CRA-PR realizou seis visitas para prestar orientações sobre procedimentos licitatórios, registro, certificação profissional e atividades privativas dos profissionais de administração. Entre as organizações visitadas estão Ministério Público do Estado do Paraná, Celepar – Companhia de Informática do Paraná, Compagás – Companhia Paranaense de Gás e o Grupo Cetefe.

 

            Em decorrência da fiscalização, a Prefeitura Municipal de Figueira revogou o Processo Licitatório nº 014/2014 para contratação de empresa para terceirização de mão de obra sem que o edital exigisse registro no CRA-PR. A Prefeitura Municipal de Toledo, por sua vez, regularizou o Edital de Licitação nº 002/2014 para contratação de instituição integradora de estágios que não previa a necessidade de apresentação dos atestados de capacidade técnica emitidos pelo CRA-PR.

 

       O Conselho também atuou junto à Câmara Municipal de Pontal do Paraná no que concerne ao Edital nº 01/2014 para ocupação do cargo de técnico administrativo tendo como requisito somente curso técnico em gestão pública. O CRA-PR aguarda resposta formal sobre a possibilidade de assunção ao cargo para administradores e tecnólogos em gestão pública sem prévio curso técnico para juntada ao processo.

 

Palestra de Mirian Goldenberg homenageia mês da mulher

 

            "Os caminhos da felicidade: desejos e medos das mulheres brasileiras" foi o tema da palestra a ser proferida pela antropóloga Mirian Goldenbergem café da manhã no dia 26 de março, na sede do CRA-PR em Curitiba, para homenagear as profissionais de administração e celebrar o transcurso do Dia Internacional da MulheDoutora em antropologia social, a palestrante é professora e pesquisadora do programa de pós-graduação em sociologia e antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Colunista do jornal Folha de S.Paulo desde 2010, é também autora de 20 livros - entre os quais "A arte de pesquisar", "Corpo, envelhecimento e felicidade", "A bela velhice" e "Homem não chora. Mulher não ri”. 

 

Prêmio Gestor Público Paraná

 

        Com o tema "Saúde – direito do cidadão, responsabilidade do Estado", o II Prêmio Gestor Público Paraná – 2014foi lançado em 11 de março na Assembleia Legislativa do Paraná. Instituído pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o prêmio tem por objetivo destacar práticas e projetos de administração pública que estimulem o crescimento socioeconômico das cidades. Esta edição conta com o apoio de Associação Nacional do Ministério Público de Contas, Conselho Regional de Administração do Paraná, Conselho Regional de Economia do Paraná, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Secretaria de Estado da Fazenda e Tribunal de Contas do Estado.

 

Fonte: CRA-PR