Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-PR ] Programação celebra o Dia do Administrador em todo Paraná

CFA

[ CRA-PR ] Programação celebra o Dia do Administrador em todo Paraná

Comments
por imprensa 05/09/2014 11h41

Um conjunto de atividades promovidas pelo Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) marca o transcurso do Dia do Administrador, celebrado em 9 de setembro em alusão à Lei nº 4.769/65 que regulamentou a profissão. 

Nos dias 8 e 9 de setembro acontece em Cianorte o II Fórum Noroeste de Administração, com a participação de dois palestrantes de renome nacional e alto gabarito. O tema central será "Administração – 50 anos de conquistas". No primeiro dia, o filósofo, professor, mestre e doutor em educação Mário Sérgio Cortella profere a palestra "Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!". No dia 9, o mestre em educação, professor, especialista em inovação, redes de comunicação e eficiência em relações humanas Flávio Rosário discorre sobre "Como administrar empresas inovadoras". O Fórum acontece no Centro de Eventos Empório Brasil (Avenida Paraíba, 1.630). 

Publicação científica 

Neste dia 9 o CRA-PR também lança sua revista eletrônica científica com artigos de autoria. A iniciativa tem por objetivo promover a divulgação, o acesso e a troca de informações, conhecimentos e teses sobre a ciência da administração. 

Segundo o presidente do CRA-PR, Gilberto Serpa Griebeler, "os profissionais de administração registrados no Paraná passam a ter um canal de participação ativa, propositiva e inovadora no desenvolvimento do Estado e do país, considerando que a falta de gestão qualificada prejudica imensamente a sociedade brasileira, que não mais tolera o desperdício de recursos e competências, a corrupção, a ineficiência, o excesso de burocracia, as obras improvisadas e mal executadas". Griebeler realça o papel da pesquisa científica e tecnológica nesse cenário em que o protagonismo dos profissionais de administração pode fazer a diferença: "Nosso objetivo é valorizar o profissional capacitado e preparado para exercer a gestão das organizações públicas, privadas e do terceiro setor com sua formação técnica e humanista, o que resulta em benefícios à sociedade e ao país", afirma. 

O CRA-PR tem priorizado a formação de parcerias com as instituições de ensino superior, investindo na qualificação dos profissionais e na atualização dos seus registrados por meio de eventos técnicos e científicos realizados em todo o Estado. 

Fiscalização intensiva 

De 9 a 15 de setembro o CRA-PR realiza a SIF – Semana Intensiva de Fiscalização com "blitze" em diversas organizações públicas e privadas simultaneamente em várias cidades para averiguação da condição legal no que se refere à profissão. 

Certificação profissional 

O Sistema CFA/CRAs (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Administração) lançou este ano o Programa de Certificação Profissional. Voltada para administradores e tecnólogos que desejam se distinguir no mercado de trabalho, a certificação é opcional, tem validade por três anos e visa conferir um selo de qualidade à carreira dos profissionais de administração, atestando seu conhecimento e suas habilidades em áreas específicas de atuação. Os trabalhos são conduzidos pelo Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social (ICSS). São adotadas duas modalidades: prova e experiência. 

No momento estão abertas as inscrições para a certificação profissional por experiência de administradores com ênfase em recursos humanos. Podem solicitar a certificação administradores e tecnólogos com registro profissional e cinco anos de experiência em gestão ou consultoria na área de recursos humanos. Ainda este ano o programa oferecerá a opção pela certificação por prova – módulo RH. Outras áreas da administração serão certificadas futuramente. 

Segundo o presidente do CRA-PR, Gilberto Serpa Griebeler, "a certificação valoriza os profissionais, posicionando-os em um patamar de maior credibilidade no mercado". A iniciativa estimula as instituições de ensino de administração a melhor cumprir seu papel na formação dos estudantes de graduação e pós-graduação. 

Outros fóruns 

Em 8 e 9 de outubro o CRA-PR realiza em União da Vitória o I Fórum Sul Paranaense de Administração. O filósofo Eugenio Mussak discorre sobre o tema "Administração: uma ciência em evolução". O consultor José Rafael Medeiros Filho aborda o tema "Como transmitir o DNA da empresa para os colaboradores". O consultor de empresas espanhol José Maria Gasalla apresenta sua palestra sobre "Liderança por confiança, o grande desafio". O evento tem lugar no Cineteatro Luz (Rua Carlos Cavalcanti, 124 – Centro). 

Em 22 e 23 de outubro acontece em Campo Mourão o Fórum Regional de Administração. Na oportunidade o administrador Gelson Luiz Uecker profere palestra sobre "A competitividade com criatividade e inovação" e o filósofo Eugenio Mussak aborda o tema "Administração: uma ciência em evolução". O evento tem lugar no Espaço Allure (Rua Roberto Brzezinski, 1520 – Centro). 

Os fóruns são dirigidos a administradores, empresários, estudantes da área e comunidade. São isentos de taxa de inscrição os profissionais registrados no CRA-PR adimplentes. O valor da inscrição é de R$ 40,00 para estudantes e R$ 80,00 para profissionais de outras áreas. É fornecido certificado aos participantes mediante resposta à pesquisa de satisfação enviada pelo CRA-PR. Interessados devem providenciar sua inscrição na página do CRA-PR na Internet: www.cra-pr.org.br. Informações: (41) 3311-5554.

 

Fonte: CRA-PR