Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-RN ] 5° EPROCAD discutiu o ENADE e as implicações sobre cursos de Administração

CRA-RN

[ CRA-RN ] 5° EPROCAD discutiu o ENADE e as implicações sobre cursos de Administração

Comments
por imprensa 08/09/2015 10h56

Na última sexta-feira, 28, aconteceu a 5ª edição do Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração do RN (EPROCAD). O evento aconteceu no PraiaMar Hotel, em Ponta Negra, e teve como tema central “ENADE e as implicações sobre cursos de Administração”.

A presidente do CRA-RN, Adm. Kate Maciel, e o diretor de Formação Profissional, Adm. Kleber Cavalcante, abriram o evento agradecendo a presença e a colaboração de todos os participantes.

A primeira palestra foi ministrada por Adm. Mauro Kreuz, diretor da Câmara de Formação do Conselho Federal de Administração. Ele abordou o tema “A inovação pedagógica no curso de Administração e os impactos sobre os resultados do ENADE”. O palestrante falou da preocupação que as instituições têm em relação ao ENADE e afirmou que isso acontece devido à alta exposição que a avaliação impõe perante o estado e a sociedade. E falou também da importância da aproximação entre a academia e a profissão.

Após um breve intervalo, o Adm. Mário César Barreto Moraes, presidente da ANGRAD, proferiu sua palestra com o tema “Preparando o curso de Administração para o ENADE”. Abordou as avaliações do ensino superior e as funções do MEC, como a regulação, supervisão e avaliação. Apresentou os números da graduação dos últimos três anos. Sobre o ENADE, ele afirmou que a avaliação pode contribuir para os cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes.

No período da tarde o evento teve início com uma mesa redonda composta por Adm. Mauro Kreuz, Adm. Ana Jarvis Melo, diretora da UNIFACEX - Campus Imaculada Conceição, Adm. Carlos Alberto Medeiros, coordenador do curso de Administração da UFRN e como mediador, Adm. Kleber Cavalcante.

O debate teve como tema “Diretrizes curriculares e projetos pedagógicos na formação em Administração”. Os debatedores fizeram suas explanações sobre o tema e foi aberto o diálogo com o público presente. Os professores e coordenadores participaram ativamente do debate com questionamentos e também contando experiências das suas IES.

A diretoria do CRA-RN também participou do evento, estavam lá: Adm. Júlio Rezende, vice-presidente do CRA-RN, Adm. Francisco de Lima, diretor de Fiscalização e Registro, Adm. Maria das Neves Mariz Maia, diretora de Eventos e Desenvolvimento Institucional. Também participaram os conselheiros Adm. Catarina da Silva Souza, Adm. Ernesto Alexandre Tacconi Neto, Adm. Júlio César Rodrigues de Souza e a conselheira federal Adm. Ione Salem, diretora da Câmara de Gestão Pública do CFA. O EPROCAD deste ano contou com a presença de profissionais de instituições de Pau dos Ferros, Assú, Mossoró e Natal.

5º EPROCAD_1x6_red.jpg

Fonte: CRA-RN