Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-RN ] Coordenador do Projeto Administrador Municipal no RN defende profissionalização da gestão pública no Amapá

CRA-RN

[ CRA-RN ] Coordenador do Projeto Administrador Municipal no RN defende profissionalização da gestão pública no Amapá

Comments
por imprensa 05/11/2015 15h14

O Adm. Kleber Cavalcante de Sousa, diretor de formação profissional do CRA/RN e coordenador do Projeto Administrador Municipal no RN, se deslocou até o estado do Amapá, na semana de 19 a 23 de outubro, a convite da Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CGP/CFA), para contribuir com as ações do CRA/AP em defesa da profissionalização da gestão pública e na luta contra a corrupção.

O CRA/AP em parceria com TCE/AP e da AMEAP - Associação dos Municípios do Estado do Amapá realizaram um Fórum de Gestão Pública Municipal, com o objetivo de sensibilizar os gestores públicos e a população da importância da profissionalização da Gestão Pública, destacando que um dos grandes problemas é a falta de profissionais competentes para Planejar, organizar, liderar e realizar os procedimentos de controles tão necessários nas organizações.

As ações do CRA/AP em parceria com a CGP/CFA obtiveram o êxito desejado, visto que a sociedade amapaense se envolveu e houve uma cobertura expressiva da mídia, gerando uma grande sensibilização sobre a importância da profissionalização da gestão pública, e da importância do Administrador nesse processo, visto que ele é o profissional mais preparado para realizar a gestão, sendo mais capacitado para Planejar, dirigir, organizar e controlar os processos organizacionais e preparar nossas organizações para atenderem as demandas dos cidadãos e todos os Stakeholders.

Foram realizadas 2(duas) audiências públicas nas casas legislativas do Amapá, 2 (duas) palestras enfocando a temática, e uma série de entrevistas na mídia do Amapá defendendo a profissionalização da gestão e a participação da sociedade neste processo de combate a corrupção.

A convocação a sociedade buscou que cada cidadão além do papel de controlador, seja também comprometido a cumprir as leis, respeitar o direito dos outros e acima de tudo não busque levar vantagem ilícita nas suas relações interpessoais ou com as organizações. A mudança tem que partir da sociedade. É preciso que cada um, comece a mudança em si, como dizia o Mahatma Ghandi, “se queres a mudança no mundo, inicie em si mesmo.”

É preciso que façamos a nossa parte, a sociedade não pode ficar omissa. Precisamos acreditar que é possível tornar o nosso país mais justo e perfeito. Lembrando a célebre frase atribuída a Martin Luther King, defensor dos direitos humanos no EUA: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.

Não adianta ficar reclamando, criticando e não participando. Não sejamos omissos. É possível fazer algo!  Vamos lutar por um Brasil melhor. Somos um país rico e repleto de oportunidades, o que precisa melhorar é a gestão dos recursos e a nossa capacidade de se preparar para os desafios do futuro. Com pessoas mais preparadas e comprometidas com a gestão pública, voltada para atender os cidadão, tenho certeza que estaremos no caminho certo para um futuro muito melhor para a nossa população.

Projeto Administrador Municipal.jpg

 Fonte: CRA-RN