Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-RS ] Missão Técnica à Alemanha explora centros socioeconômicos da Europa

CFA

[ CRA-RS ] Missão Técnica à Alemanha explora centros socioeconômicos da Europa

Comments
por imprensa 03/03/2016 15h43

Entre os dias 21 de abril a 1º de maio, o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), em parceria com a DEULA-Brasil, promove a Missão Técnica à Alemanha, tendo como principal destino a Feira de Hannover. O cronograma da Missão também inclui visitas técnicas às cidades de Berlim, Bremen, Hamburgo e Amsterdã, que busca explorar o comércio local, mobilidade urbana e modelos de negócios de empresas que são referência em infraestrutura, segurança e qualidade, além de proporcionar aos participantes o intercâmbio acadêmico-profissionalizante e a troca de experiências.

Entre o roteiro da Missão está a visita ao edifício Reichstag, sede do Parlamento Alemão; a Usina de Reciclagem de Lixo, em Bremen; a unidade do Grupo Airbus, em Hamburgo e, também, a mobilidade urbana da capital da Holanda, Amsterdã. Confira abaixo detalhadamente as particularidades de cada cidade que integra a engrenagem socioeconômica da Europa.

Berlim: capital da Alemanha, Berlim abriga 3,5 milhões de habitantes e é a segunda maior cidade alemã, com pontos turísticos que preservam a memória da política do país como o edifício Reichstag, sede do Parlamento Alemão. Outro exemplo de arquitetura e preservação é o Portão de Brandenburgo, com estilo neoclássico e seis colunas gregas. Uma das características marcantes da metrópole é o poder de se reinventar, ressaltado após a queda do Muro de Berlim.

Bremen: operando desde 1969, a Usina de Reciclagem de Lixo, em Bremen, é referência no tratamento de resíduos sólidos. A empresa SWB, a qual a Usina pertence, possui processos inovadores em sua atuação e, além disso, oferece cursos de qualificação para seus funcionários com o objetivo de promover o desenvolvimento social e tecnológico da cidade.

Hamburgo: segunda maior cidade da Alemanha, Hamburgo transformou-se em um polo midiático e industrial, com fábricas e instalações pertencentes a uma das empresas mais conceituadas e influentes na produção de aeronaves comerciais, o Grupo Airbus. Com sede em Toulouse (França) e Hamburgo, a Airbus é fabricante da primeira aeronave widebody com fileiras duplas da história da aviação comercial, o A300. Em Hamburgo, a sede fica localizada em uma área de 140 hectares ao lado do Rio Elba, em um edifício de 27 mil metros quadrados de superfície e 35 metros de altura. A unidade alemã realiza a montagem de componentes e sistemas avançados, além de ser responsável por alguns testes de voos e também pela entrega de aeronaves para os clientes na Ásia.

Amsterdã (Holanda): Com ruas abaixo do nível do rio e do mar, a capital da Holanda, Amsterdã foi construída em torno do rio Amsted, onde passou por um processo de drenagem para que pudesse ser habitada. Atualmente, a mobilidade urbana da cidade divide-se em: um terço das viagens é feito de carro; 36% usam transporte público, 27% andam de bicicleta e 4% a pé. As bicicletas são o principal meio de locomoção, 58% da população faz uso delas diariamente.

 

Sobre a Feira

A Hannover Messe reunirá expositores e visitantes do mundo inteiro e é considerada a feira mais importante do setor industrial automobilístico e tecnológico. São aguardados cerca de 5 mil empresas de 70 países que terão a oportunidade de expor suas marcas e apresentar as novidades do setor. De acordo com o vice-presidente de Comunicação e Marketing do Sindilojas, Paulo Penna Rey, a expectativa do Sindicato que estará presente na missão, é obter mais conhecimento, aprendizados e fazer contatos para executar melhorias na Febravar. “Apesar de ser uma feira de varejo, nós trabalhamos direto com a indústria, somos a ponta do comércio. Nas visitas técnicas que serão realizadas, como à Fábrica do Grupo Airbus, buscamos compreender os processos de trabalho de um segmento que atua com qualidade e muita segurança”, destaca. Para mais informações sobre o grupo de viagem e inscrições, entre em contato com o CRA-RS pelo e-mail eventos@crars.org.br.

 

Fonte: CRA-RS