Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-SC ] Fórum Catarinense de Administração debate Sistema de Avaliação do Ensino Superior no país

CRA-SC

[ CRA-SC ] Fórum Catarinense de Administração debate Sistema de Avaliação do Ensino Superior no país

Comments
por imprensa 14/07/2015 15h00

O Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), por meio da Câmara de Formação Profissional da entidade, promoveu o primeiro Fórum Catarinense do Ensino de Administração no auditório da ESAG, em Florianópolis. O evento fez parte da agenda de comemorações dos 50 anos da profissão de Administrador no Brasil e conta com o apoio da AMPESC e ACAFE. Na plateia presentes administradores, técnologos, gestores e professores de instituições de todo Estado, acadêmicos, conselheiros e delegados do CRA-SC. O foco dos debates foi o Sistema de Avaliação do Ensino Superior no país.  

O Fórum foi aberto pela coordenadora da Câmara de Formação Profissional do CRA-SC, Adm. Isabela Fornari Muller, que em sua fala exaltou a criação da Câmara e o trabalho realizado, "O objetivo geral da Câmara é incentivar as instituições de ensino a refletirem as práticas pedagógicas aplicadas nas salas de aula".  O presidente do CRA-SC, Adm. Evandro Fortunato Linhares, comentou a importância da criação das Câmaras Setoriais pela entidade e o trabalho desenvolvido para valorização do profissional administrador. Linhares também destacou várias ações que estão sendo desenvolvidas para fortalecer a parceria com as IES em todo estado. O presidente encerrou o discurso convidando os presentes a comparecer nos eventos em comemoração aos 50 anos da profissão, que ocorrerão no mês de setembro pelo Estado, e fez uma homenagem à UDESC e ESAG, entregando uma placa a cada instituição pelos 50 anos de existência.  O Reitor da UDESC e o diretor-geral da ESAG também discursaram brevemente, Antônio de Souza exaltou a tradição da UDESC em formar grandes Administradores e firmou um compromisso "fortalecer o curso e não formar apenas novos Administradores, mas preparar o aluno para o mercado de trabalho, formando também empreendedores". Já José Arnaldo de Lima falou sobre a importância do profissional, "sem um bom planejamento nenhuma instituição funciona, empresas privadas, setor público e instituições de ensino precisam de bons administradores para prosperar". 

O professor da ESAG, Adm. Mário Cesar Barreto Morais, foi o palestrante do evento com o tema sobre medidas de curto prazo a serem aplicadas por educadores para crescimento de notas no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), por parte dos alunos e das universidades. Segundo ele, "os baixos índices na educação básica refletem em notas ruins no ENADE, especialmente nas provas de Língua Portuguesa e Matemática básica". Para o professor é fundamental que os educadores incentivem os alunos a responder com atenção as provas aplicadas e também estejam disponíveis para sanar dúvidas, especialmente nos questionários socioeconômicos, quando o aluno muitas vezes não responde de forma correta. Barreto enfatizou: "o incentivo à leitura é fundamental, assim como investir de forma consistente na educação básica dos estudantes".

 forum adm.jpg

Fonte: CRA-SC