Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-SC ] Fórum Estadual comemora 50 anos da profissão administrador em Florianópolis

CRA-SC

[ CRA-SC ] Fórum Estadual comemora 50 anos da profissão administrador em Florianópolis

Comments
por imprensa 16/09/2015 14h11

O Fórum estadual em comemoração aos 50 anos da profissão de administrador no país reuniu mais de 2 mil pessoas em Florianópolis.  O evento foi organizado pelo CRA-SC, com uma programação variada que atende aos três setores da Administração, público, privado e educacional. O presidente do Conselho, Adm. Evandro Fortunado Linhares, abriu a solenidade destacando o papel do Administrador na sociedade e enfatizou, "gestão é para Administrador, temos de ocupar nosso espaço no mercado de trabalho".  O presidente valorizou o trabalho realizado por toda a equipe do CRA-SC durante o ano, em especial as Câmaras Setoriais, instituídas em 2014. Por fim analisou a importância da valorização profissional completando, "unidos seremos mais fortes". Estiveram presentes na mesa de abertura do evento, além de Evandro Fortunato Linhares, o vice-presidente do CRA-SC, Adm. Ildemar Cassias; o diretor de desenvolvimento institucional, Adm. Adriano Ribeiro; o diretor administrativo/financeiro, Adm. Antonio Carlos de Souza;  o prefeito de Chapecó e presidente da Fedam, Adm. José Caramori; o presidente da Angrad, Mário César Moraes; o presidente da ADVB/SC, Otávio Lebarbenchon; o presidente da ASCOP, Carlos Alberto Kita Xavier; o secretário de Administração de Santa Catarina,  João Mattos, representando o Governador, Raimundo Colombo. João Mattos em seu discurso elogiou o evento promovido pelo Conselho e fez votos pelo engrandecimento da profissão, dando enfase às instituições de ensino, responsáveis por formar os novos Administradores.  

O presidente do CIASC, Adm. Roberto Amaral, proferiu  a palestra "Liderança e Inovação - O papel do Administrador". O palestrante iniciou a fala explanando conceitos, "liderança é processo e líder é a pessoa". Para Roberto Amaral, o líder tem de ter quatro grandes características: honestidade, ser visionário, inspirador e competente. O presidente do SBT seguiu a palestra diferenciando invenção de inovação, "invenção e inovação não são sinônimos, inovação tem de agregar valor em seu segmento, a invenção de ontem pode ser a inovação de hoje". O presidente destacou ainda o modelo implantado no CIASC, que tem como missão ser um polo agregador da tecnologia em todo estado. O centro tem como filosofia, exercer o trabalho com tecnologia. O CIASC atualmente atua nas áreas de desenvolvimento de sistemas, inteligência e também na segurança cibernética, patrimonial e energética. Ao fim da palestra, Roberto Amaral recebeu certificado em agradecimento das mãos do diretor administrativo/financeiro, Adm. Antonio Carlos de Souza. 

 Em seguida foi a vez do Adm. Alexandre Espíndola contagiar a plateia com a palestra "A Magia de Encantar Clientes, um estudo de caso da Disney”. A exposição foi aberta com tópicos como a fidelização do cliente, a função do administrador, o atendimento e a excelência, ressaltando a importância destes pontos para obter sucesso no mercado empresarial. O palestrante apresentou os principais lemas da Disney: "Superar as expectativas dos clientes" e "prestar atenção aos detalhes". De acordo com Alexandre, "na Disney se trabalha no básico, atitudes pequenas que fazem a diferença no produto final, superar as expectativas do convidado é fundamental". A palestra foi encerrada com uma última afirmação: "O administrador deve vestir a pele do cliente, fazer com que se apaixone pelo serviço, para que ele volte e divulgue a empresa de forma espontânea".  

CRA Jovem é empossado no Fórum Estadual em Comemoração aos 50 anos da profissão

O Conselho Regional de Administração instituiu durante o Fórum Estadual o CRA Jovem, uma câmara formada em parceria com empresas juniores, por estudantes de cursos de administração, representantes de Centros Acadêmicos e administradores cadastrados com até 5 anos de registro profissional, com idade entre 18 e 25 anos. O CRA Jovem está vinculado à diretoria de Desenvolvimento Institucional e Eventos. O diretor de desenvolvimento institucional, Adm. Adriano Ribeiro, foi quem comandou a solenidade e deu posse à nova Câmara Setorial do CRA-SC. Adriano ressaltou a necessidade de o Conselho escutar as novas lideranças, "precisamos criar sucessores, novos líderes para fortalecer a profissão". O diretor encerrou deixando uma missão aos jovens, criar o regimento e a agenda do CRA Jovem. O estudante de Administração Ademir Ribas avaliou que, "o CRA Jovem é uma oportunidade de os estudantes conhecerem e fazer parte do CRA e assim, defender os interesses da profissão." 

Administradores destaque são homenageados pelo CRA-SC

A profissão de Administrador completou 50 anos no ano de 2015. O Conselho Regional de Administração aproveitou a oportunidade para homenagear profissionais que fizeram parte desta história cinquentenária. Durante o Fórum Estadual promovido especialmente para a data, o Conselho convocou Administradores de diferentes áreas para subir ao palco e receber medalhas pelo trabalho desenvolvido. Inicialmente foram lembrados os conselheiros da autarquia, que foram agraciados com a medalha pelo presidente, Adm. Evandro Fortunato Linhares. Em seguida foi a vez dos conselheiros entregarem a homenagem aos coordenadores dos cursos de graduação em Administração e aos sete delegados do CRA-SC. Os ex-presidentes também foram gratificados pelos conselheiros, que entregaram certificados aos antigos lideres. As festividades prosseguiram com destaque aos Administradores das sete Mesorregiões que o CRA-SC está presente, profissionais de diferentes áreas de atuação foram congratulados. Políticos registrados no Conselho também subiram ao palco do evento para receber homenagens. Por fim, os funcionários do CRA-SC foram representados pelas primeiras funcionárias da autarquia, Silvana Pires Mancuso e Maria Rosa Leite. A solenidade seguiu com o Prêmio Destaque, que parabenizou as instituições de ensino em 6 modalidades, tendo como critério de escolha, o número de acadêmicos escritos no Conselho Regional de Administração. 3 instituições receberam placas comemorativas aos seus respectivos Jubileu de Ouro, Univali, Unisul e ACIF. A solenidade foi interrompida para apresentação cultural, um show com o humorista Geraldo que introduziu um dos momentos mais importantes do Fórum, o Prêmio Mérito em Administração. 

O Prêmio foi um desafio inovador com questões objetivas, onde os administradores puderam se autoavaliar, além de contar uma experiência bem sucedida no seu setor, departamento ou organização como um todo. Receberam troféus os três primeiros colocados de cada categoria, Pública e Privada. Posteriormente foram respondidas 5 questões abertas. Os administradores com maior pontuação tiveram o Relato de Caso avaliado, para definir os vencedores. A pontuação nesta etapa avaliou profissionais que estiveram à frente de um projeto bem sucedido em alguma instituição onde a implantação deste tenha gerado um benefício ou melhoria significativa para empresa ou para sociedade. Foram responsáveis por entregar o Prêmio, o presidente do CRA-SC, Adm. Evandro Fortunato Linhares, o vice-presidente, Adm. Ildemar Cassias, o diretor de desenvolvimento institucional, Adm. Adriano Ribeiro,  o diretor de fiscalização de exercício, Adm. Everaldo Tiscoski, e o responsável pelo método que avaliou os concorrentes, Adm Eduardo Bridi. Confira abaixo os vencedores:

-Administração Privada:

1º Lugar - Adm. Luiz Fernando Morello;

2º Lugar - Adm. Luiz Felipe Torcatto Zanella;

3º Lugar - Adm. Luiz Antônio Costa;

-Administração Pública:

1º Lugar - Eduardo Zimmermann e Silva

2º Lugar - Adm. Ivan Luiz Tonon

3º Lugar - André Luiz de Resende

 

 Fórum Estadual debate a  "Conectividade o desafio atual para o Administrador"

O Fórum Estadual em Comemoração aos 50 anos da profissão foi sucesso de público. Entre homenagens, premiações, fóruns, palestras chamaram atenção de quem passou pelo CentroSul no dia 9 de setembro. Para fechar o evento, o Conselho Regional de Administração preparou uma grande palestra com Sidnei Oliveira. O palestrante é consultor, articulador e blogueiro da revista Exame, expert em Conflitos de Gerações e autor de vários livros sobre Liderança. O tema da noite foi "Conectividade o desafio atual para o Administrador". Durante 1h30, Sidnei discorreu sobre diversos assuntos que prenderam a atenção da plateia. 

O palestrante iniciou a conversa discorrendo sobre ser jovem. Sidnei comparou os jovens atuais, reféns da tecnologia aos jovens do passado e a competitividade entre as duas gerações no mercado de trabalho. Segundo ele, a vida possui três pilares, "desenvolvimento, consequências e aproveitamento". Foram apontados virtudes e problemas que acompanham a alta na expectativa de vida, atrelados aos três pilares. Segundo Sidnei Oliveira seis comportamentos são fundamentais para o profissional atual, "questionamentos, busca de informações, expor expectativas, propostas e ideias, foco em resultado e reconhecimento". Porém a falta destas qualidade no mercado gera "indiferença, omissão, indisposição, desmotivação, frustração e indignação". O palestrante encerrou destacando a necessidade de ser perseverante, ter um propósito, estipular metas e lutar para alcançá-las. Ao fim da palestra, Sidnei Oliveira recebeu um certificado de agradecimento do CRA-SC. 

Terminado o Fórum, o Conselho já planeja os próximos eventos, Sessões Solenes, Cafés Business e fóruns estão programados ainda para o mês de setembro.

delegados.jpg

ex-presidentes.jpg

presidente CRA-SC.jpg

SIDNEI OLIVEIRA.jpg

Fonte: CRA-SC