Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-SE ] CRA-SE desenvolve ações que beneficiam o administrador sergipano

CRA-SE

[ CRA-SE ] CRA-SE desenvolve ações que beneficiam o administrador sergipano

Comments
por imprensa 11/06/2014 13h50

A regulamentação da profissão de administrador, no Brasil, está prestes a completar 49 anos de organizada e, em Sergipe, o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) – órgão vinculado ao Conselho Federal de Administração (CFA) –, destaca-se em ações que propendem melhorias para o administrador sergipano, bem como benefícios para todo o sistema. Em 2013, diversos serviços foram instaurados, tornando o órgão ainda mais firme e eficaz em seu desempenho. Atualmente, são 3.370 registrados no Conselho – entre administradores e tecnólogos – e mais 720 empresas. Totalizando 4090 registros. 

O CRA-SE tem como presidente o administrador Diego da Costa, pelo qual desenvolve serviços de fiscalização, atendimento, financeiro, convênios com diversas empresas e, ainda, é presença constante nas instituições de ensino superior, acompanhando os futuros administradores em sua caminhada acadêmica; estando, também, presente na colação de cada nova turma de administradores.  E por reconhecer a importância do profissional, Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) promove eventos que marcam o mês do Administrador, celebrado no dia 9 de setembro. 

Outro serviço executado pelo Conselho está diretamente ligado às instituições de ensino superior de Sergipe, que ofertam o curso de Administração. O programa, denominado “CRA-SE vai à Faculdade”, debate assuntos com os coordenadores do curso que resultam na aproximação dos alunos ao Conselho. Mostrando aos acadêmicos a importância do órgão para a carreira e formação profissional, fomentando a aproximação entre ambos os lados. 

Além disso, o CRA-SE estabeleceu a entrega de placa de honra ao mérito a maior Média Geral Ponderada, dada aos estudantes que atingem a maior média da turma. Assim como os administradores, os tecnólogos também recebem este reconhecimento, através de entrega de placas de formaturas, no espaço inaugurado: “Tecnólogos do Amanha”. 

O Conselho Regional de Administração (CRA-SE) possui um portal de informação (www.crase.org.br), no qual são publicadas notícias sobre o CRA-SE, gestões e eventos. No último ano, o site implantou o link TRANSPARÊNCIA, adequado a Lei de Acesso à Informação, para divulgação de documentos de interesse coletivo – estabelecidos na Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011 –, dotado de informações como Balancete Analítico de Verificação, Balanço Financeiro, Balanço Orçamentário e Comparativo da Despesa, para o conhecimento de todos os interessados. 

É também através do site que os administradores realizam o recadastramento. Um link, destacado na página inicial, indica ao profissional a como realizar a ação, convalidando seu vínculo no órgão. 

Fiscalização - No ano passado, foram fiscalizadas aproximadamente 60 instituições entre empresas privadas e órgãos públicos. Ao todo, 30 processos de fiscalização foram relatados, destacando o processo de inspeção profissional em empresas privadas, a exemplo das principais lojas de departamento do Shopping Jardins, fábricas e companhias aéreas. Além da fiscalização profissional nas empresas privadas empregadoras, foram fiscalizadas as empresas e os administradores participantes de licitações cujo objeto corresponde ao campo privativo do administrador. 

O CRA-SE também atuou nas prefeituras dos municípios de Feira Nova, Gararu e Riachuelo e no Ministério Público do Estado de Sergipe. 

Ainda em 2013, segundo a fiscalização, o Conselho esteve presente em várias licitações, por meio de denúncias, que apontaram a falha de alguns editais sem a exigência do registro. Sabendo disso, a fiscalização esteve presente em todas as denúncias, e mesmo sem as denúncias, intensificando as atividades para, assim, coibir tais práticas ilegais, cumprindo a Lei nº 4.769/65 onde rege e regulamenta o exercício ilegal da profissão. 

Atendimento e financeiro - Os registros de pessoas física e jurídica são de responsabilidade do setor de atendimento do CRA-SE, bem como a emissão e confecção da Carteira de Identidade Profissional (CIP), a substituição de carteira ou expedição de 2ª via, licença, cancelamento e transferência de registro, emissão de certidões (de regularidade, RCA, acervo técnico); registro de Atestados de Capacidade Técnica, entre outros documentos. 

Somente no período de janeiro a outubro de 2013, foram emitidas 214 certidões para Pessoas Físicas, 70 para Pessoas Jurídicas e 708 Carteiras de Identidade Profissional (CIP). Atualmente, o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) possui 3.334 registrados, sendo 3.245 administradores, 89 tecnólogos e registro com Pessoa Jurídica com 708 empresas. 

Entre janeiro e dezembro, foram registradas 186 Pessoas Físicas e 47 Pessoas Jurídicas, ou seja, no mês de outubro, o número de registrados já teve um aumento de 40,24% para Pessoas Físicas e 13,81% para Pessoas Jurídicas.

No setor financeiro, o balanço é positivo, com o percentual de aproximadamente 80% da arrecadação da proposta orçamentária, em 2013, comparado ao percentual de 71,52% da arrecadação da proposta orçamentária no exercício de 2012. 

Convênios - Faculdades, escolas de idiomas, cursos profissionalizantes e empresas em geral são parceiras do Conselho. Desta aliança, surgiram descontos que variam entre 10% e 60% nos serviços prestados e ofertados pelos conveniados. O abatimento é dado com a apresentação da carteira profissional que corrobora o vínculo com o órgão. Para alguns conveniados, o desconto engloba seus familiares.

 

Fonte: CRA-SE