Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CFA ] Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs recebe inscrições

CFA

[ CFA ] Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs recebe inscrições

Comments
por imprensa 20/01/2014 09h02


Na primeira fase do projeto, os Administradores poderão obter Certificação por Experiência. Iniciativa avaliará a área de Recursos Humanos, mas a proposta é expandir a certificação para todas as áreas da Administração

Começam na próxima segunda-feira, 20 de janeiro, as inscrições para a Certificação Profissional por Experiência de Administradores, na ênfase Recursos Humanos. A iniciativa do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) visa inserir no mercado profissionais capacitados, contribuindo para o fortalecimento da imagem e credibilidade da profissão perante a sociedade. 

Nessa primeira fase poderão solicitar a Certificação os Administradores com registro profissional e cinco anos de experiência em gestão ou consultoria na área de Recursos Humanos (RH). “A adesão voluntária significa relevante evidência do grau de profissionalismo do mercado e contribuirá acentuadamente para o fortalecimento da imagem e credibilidade da profissão perante a sociedade em geral”, ressalta o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello. 

O interessado em obter a certificação deverá acessar o site http://www.certificacao.cfa.org.br e realizar a inscrição, observando os requisitos estabelecidos no Edital e no Regulamento da Certificação. Ela terá validade nacional e duração de três anos. “Esta condição proporcionará um processo contínuo, caracterizando ciclos evolutivos da capacitação profissional, em consonância com a educação continuada”, garante o presidente do CFA. 

Futuramente as outras áreas da Administração serão certificadas. A intenção do Sistema é expandir o projeto para os demais profissionais Registrados nos CRAs e, assim, beneficiar todos os Administradores e Tecnólogos. Além disso, o Programa também oferecerá no primeiro semestre de 2014 a opção pela Certificação por Prova – Módulo RH, cujos preparativos estão a todo vapor. 

Para Sebastião Mello, a Certificação pode ser o requisito adicional ao currículo decisivo num processo de seleção, por exemplo. “Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, uma certificação certamente é um relevante adicional para o currículo de uma pessoa. Preparação é determinante para os profissionais de hoje, e o aprendizado vai além do curso técnico ou da Universidade”, afirma. 

Profissão em evidência - A Administração continua, segundo o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação 2012, sendo o curso mais procurado do Brasil. Continua na frente até de outros cursos tradicionais como Direito e Engenharia. 

Os dados da pesquisa revelam que o curso de Bacharelado em Administração é o que tem maior número de estudante no país: mais de 900 mil matriculados. Comparando os Censos de 2010 e de 2011, houve um crescimento de 1,5% no número de matrículas para o curso de Bacharelado em Administração, fazendo com que essa formação continuasse no topo da lista. Além disso, o país tem mais de 2.300 cursos de Administração, ocupando 8% do total dos demais cursos, de outras áreas, que são oferecidos no Brasil. 

O Administrador é um profissional de múltiplas competências, podendo atuar em vários setores como RH, logística, marketing, finanças, entre outras áreas. Entretanto, de acordo com a Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador 2011, realizada pelo CFA, o RH é uma das áreas que o Administrador dedica maior parte do tempo na organização onde trabalho, fator que motivou a escolha da área para ser a primeira contemplada com o Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs.

 

O quê: Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs

Área certificada – Recursos Humanos – modalidade por experiência

Inscrições: A partir de 20 de janeiro de 2014

Requisitos: Ser Administrador com registro profissional e cinco anos de experiência na área de RH

Inscrições, edital e informações: http://www.certificacao.cfa.org.br

 

Assessoria de Imprensa CFA