Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / [ CRA-MT ] Título de Administrador Emérito é conferido ao presidente do CFA, Adm. Sebastião Mello

CRA-MT

[ CRA-MT ] Título de Administrador Emérito é conferido ao presidente do CFA, Adm. Sebastião Mello

Comments
por imprensa 11/06/2014 12h00

Com a voz embargada pela emoção, o presidente do Sistema CFA-CRAs, Adm. Sebastião Mello, agradeceu a "honra de estar sendo homenageado com o título de Administrador Emérito 2013 em Mato Grosso". "Prometo dignificar ainda mais essa profissão que escolhemos. Ser eleito Emérito por um Estado com toda a força que tem Mato Grosso nos dá ainda mais a dimensão do quanto temos que trabalhar pelo Sistema e pelo País", disse.

 

Criado em 2010,o Título de Administrador Emérito foi entregue ao presidente do CFA durante jantar de confraternização promovido pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT), encerrando a programação da Semana do Administrador no Estado, no último dia 13 de setembro. Na ocasião, também foi feito o descerramento da foto do presidente do CFA que irá compor a Galeria de Eméritos localizada na sede do CRA-MT. Na solenidade, também foram homanageados com o inédito Título de Administrador Destaque 2013 três dos fundadores do CRA no Estado. São eles, o Adm. Ary Biancardini (CRA-MT 003 - in memorian), a Adm. Yoko Yamamura de Oliveira (CRA-MT 005) e o Adm. Duílio Mayolino (CRA-MT 010).

 

Ao ser convidado a falar, Sebastião Mello fez um breve relato da história de sua vida, desde alguns anos da infância que passou também em Cuiabá e que foi marcada por uma vida simples e de luta, especialmente após perder o pai aos 16 anos de idade. "Um filme passa agora no meu coração. Sou o nono de 10 filhos, criado em uma família de agricultores. Caminhava 10 quilômetros todos os dias para ir à escola porque devia dar conta da minha obrigação, como dizia meu pai. Aos 7 anos fui matriculado e depois fui convidado para estudar em uma escola agrícola. Em Cuiabá, com 8, 9 anos, fiz a segunda e terceira séries. Tenho laços muito fortes com Cuiabá e Mato Grosso. Quando estudei aqui, éramos 80 meninos em um dormitório. Depois fomos para Campo Grande e, mais tarde, São Paulo. Foi a paixão pela profissão que me aproximou do Sistema CFA-CRAs. Esse filme trás histórias de dificuldades e lutas, mas que não me detiveram. Compartilho esse título que recebo hoje com todos vocês porque não estaria aqui hoje se não fosse o empenho de cada um de vocês.

 

Ao final da explanação, Sebastião Mello foi surpreendido com uma segunda homenagem, sendo também contemplado com o título de Administrador Destaque em Mato Grosso, entregue pelo presidente do CRA-MT.

 

Sebastião Luis de Mello é Administrador formado pela Universidade Católica Dom Bosco, mestrando em Educação pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo, no Paraguai, e pós-graduado em Administração Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sebastião tem uma longa carreia na área acadêmica. Já foi Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Pró-Reitor de Extensão e Serviços Comunitários pela mesma universidade. Contribuiu, ainda, com o governo do Mato Groso do Sul como superintendente de Recursos Humanos e Modernização Administrativa do Estado.

 

Há anos contribuindo com o Sistema CFA/CRAs, Sebastião já foi vice-presidente do CFA, presidente do CRA-MS, diretor da Câmara de Desenvolvimento Institucional do CFA e da Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA. Presidente do CFA desde 2011, está no seu segundo mandato e, nesse período, tem promovido importantes projetos para o Sistema como o PBLog, reformulou o Planejamento Estratégico do Sistema, promoveu evento que reuniu centenas de prefeitos em todo o país onde, na ocasião, entregou o Guia da Boa Gestão dos Prefeitos, publicação produzida pelo CFA, além de promover o Pacto Federativo, aproximar o Sistema CFA/CRAs dos poderes Legislativo, executivo e judiciário, entre outras ações.

 

Nas edições 2011 e 2012, foram contemplados com a honraria de Administrador Emérito os administradores Antônio Joaquim (Conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, presidente da Atricon – Associação Brasileira de Tribunais de Contas) e José Guilherme Barbosa Ribeiro, Diretor Superintendente do Sebrae em Mato Grosso.

 

Fonte: CRA-MT