Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / XIV FIA – Bernardo Toro fala sobre os desafios da convivência entre público e privado

CFA

XIV FIA – Bernardo Toro fala sobre os desafios da convivência entre público e privado

Comments
por imprensa 20/05/2015 15h57

O filósofo e educador colombiano, Bernardo Toro, abriu a programação vespertina do último dia do XIV Fórum Internacional de Administração (FIA), que acontece nesta quarta-feira, 20 de maio. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), acontece na cidade do Rio de Janeiro.

Bernardo apresentou a palestra “O que a sociedade espera de suas instituições?”, que foi mediada pelo superintendente geral do IBAM, Adm. Paulo Timm. Na oportunidade, o palestrante falou sobre a convivência entre o público e o privado que, atualmente, é regulada pelas instituições da sociedade que estão em crise. Indivíduos, grupos de interesse, porta-vozes de correntes de opinião e defensores de valores sociais têm sua representatividade contestada. Em vez de fragmentação, é hora da interdependência.

Além disso, ele falou que é preciso cuidar e saber cuidar. Caso contrário, o ser humano vai perecer. “Ou São Paulo aprende a cuidar da água, por exemplo, ou vai desaparecer. O planeta não esta em perigo, quem está em perigo somos nós”, afirmou.

Nesse contexto, os administradores passam a ter um grande desafio: saber gerenciar valores. O cuidado adquiri diversas formas e começa sabendo cuidar de si mesmo. É o cuidar do corpo e do espírito, que gera autoconhecimento, autoestima e autônomas. É preciso, ainda, cuidar das pessoas que estão próximas como familiares e amigos. Bernardo diz que essa atitude evita problemas como o suicídio.

Mas é preciso saber cuidar, também, de quem está longe. “Saber criar e cuidar das redes de apoio social e profissional, saber pertencer a organizações, comportamento inclusivo em todos os aspectos a educação articula a sociedade”, completou Bernardo Toro.

Programação paralela

O XIV acontece no Vivo Rio, mas no Museu de Arte Moderna (MAM) também está sendo palco de painéis, debates e apresentação de casos de sucesso.

As apresentações dos painéis no MAM acontecem paralelamente à programação que ocorre no Vivo Rio.  Os painéis abordam debates de temas de grande relevância para a área administrativa e para sociedade como um todo.

Acompanhe a transmissão do XIV FIA pelos canais de comunicação CFA: CFATVRádio ADM. Visite o site www.fia2015.com.br e acompanhe a atualização da programação sobre oportunidades educacionais, atividades culturais e sociais, hospedagem, informações úteis e muito mais.

O XIV FIA também terá transmissão da TV CRA-RJ e da Rádio CRA-RJ. Mais informações no site http://www.cra-rj.adm.br/.