Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / XIV FIA – Manhã do segundo dia do evento começa com debate sobre Gestão Sustentável

CFA

XIV FIA – Manhã do segundo dia do evento começa com debate sobre Gestão Sustentável

Comments
por imprensa 19/05/2015 10h53

O segundo dia do XIV Fórum Internacional de Administração (FIA) começou nesta terça, 19 de maio, com a palestra magna “Os compromissos da administração com a gestão da sustentabilidade – a integração dos elementos econômicos, sociais e ambientais como forma de sobrevivência das organizações e do planeta”, proferida pela consultora na área de desenvolvimento sustentável, Maria Luiza de Oliveira Pinto e Paiva. O painel foi mediado pelo presidente do conselho empresarial de meio ambiente e sustentabilidade da ACRJ, Haroldo Mattos de Lemos. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), acontece na cidade do Rio de Janeiro.

Na palestra, discutiu-se sobre advento de um novo ciclo virtuoso de sobrevivência, onde a exploração dos recursos disponíveis seja compatível com o consumo adequado às necessidades presentes e futuras do ambiente natural ou construído pelo homem. Para Haroldo, a reciclagem vai uma coisa cada vez mais necessária. “Acabou a era da abundância. Se nós não prestarmos atenção a isso, teremos problemas sérios”, disse.

Maria Luiza ressaltou a necessidades das empresas repensarem suas estratégias e a importância de se ter uma consciência integrada com o social, econômico e ambiental. “Gestão sustentável é negócio bom para todos, sempre”, afirmou, apresentando estratégias organizacionais, entre elas o investimento na criação de novas competências.

Ainda sobre gestão sustentável, o recomendado pela palestrante é entender o conceito, mas ele será desenhando pela própria organização. “As organizações têm sido muito mais protagonistas nesse processo. Elas precisam assumir a complexidade de sua gestão, ter consciência disso e revisitar suas estratégias”, explicou Maria Luiza.

Programação paralela

O XIV acontece no Vivo Rio, mas no Museu de Arte Moderna (MAM) também está sendo palco de painéis, debates e apresentação de casos de sucesso.

As apresentações dos painéis no MAM acontecem paralelamente à programação que ocorre no Vivo Rio.  Os painéis abordam debates de temas de grande relevância para a área administrativa e para sociedade como um todo.

Acompanhe a transmissão do XIV FIA pelos canais de comunicação CFA: CFATVRádio ADM. Visite o site www.fia2015.com.br e acompanhe a atualização da programação sobre oportunidades educacionais, atividades culturais e sociais, hospedagem, informações úteis e muito mais.

O XIV FIA também terá transmissão da TV CRA-RJ e da Rádio CRA-RJ. Mais informações no site http://www.cra-rj.adm.br/.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Imprensa CFA