Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / XIV FIA - Educação em foco

CFA

XIV FIA - Educação em foco

Comments
por imprensa 19/05/2015 16h49

“A crise na educação: um problema institucional?” foi o tema da palestra proferida pela diretora-executiva da Fundação SEADE, de São Paulo, Maria Helena Guimarães Castro. O painel foi mediado pelo presidente da Associação Internacional de Educação, Adm. Roberto Boclin, e fez parte da programação da tarde do segundo dia do XIV FIA, que acontece nesta semana no Rio de Janeiro.

Maria Helena começou sua explanação afirmando que a educação no Brasil vai mal e que as desigualdades na área estão aumentando. Infelizmente, segundo ela, a escola não está atenta as mudanças que estão acontecendo no mundo. “A escola hoje não está preparada para formar os indivíduos de amanhã”, falou.

Entre os problemas do ensino apresentados pela palestrante é que ele é pouco estimulante. Há, ainda, baixo aprendizado. Para se ter ideia, de acordo com dados do PISA 2012, 67% dos alunos não têm conteúdos mínimos de matemática. Outro ponto a destacado foi a questão de infraestrutura. Para Maria, “o Brasil tem escolas do século XIX para atender alunos de um mundo do século XXI”.

Para resolver tais questões, a palestrante sugere programas de capacitação e motivação de professores. “Professor é o fator mais importante para melhorar a qualidade da educação”, explica. Com relação a formação deste profissional, ela conta que, atualmente, as instituições estão formando muito mal o professor. “Eles estão saindo da universidade completamente despreparados para enfrentar as salas de aula”, alertou ressaltando que, por conta das deficiências na área da educação, o Brasil está perdendo espaço e perdendo competitividade.

O XIV FIA é promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), e acontece na cidade do Rio de Janeiro.