Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / XIV FIA - José Pastore defende terceirização no XIV FIA

CFA

XIV FIA - José Pastore defende terceirização no XIV FIA

Comments
por imprensa 19/05/2015 18h33

Doutor honoris causa em Ciência e PhD em sociologia pela University of Wisconsin, nos Estados Unidos, José Pastore é reconhecido mundialmente pelo seu extenso trabalho nas áreas de relações do trabalho, empego, recursos humanos e desenvolvimento institucional. No XIV Fórum Internacional de Administração (FIA), ele compartilhou sua experiência apresentando a palestra “As relações de trabalho nas cadeias globais de valor: a regulação necessária”. A palestra, mediada pelo deputado federal Arolde de Oliveira.

Na palestra, Pastore afirmou que as regulamentações atuais são obsoletas em sua maioria, pois elas não estão atentas ao cenário heterogêneo que hoje se configura no mundo do trabalho, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por exemplo.

Com relação ao projeto de lei que regulamenta a terceirização no país, Pastore se mostrou favorável a iniciativa. Segundo ele, a terceirização nada mais é do que “a divisão do trabalho para satisfazer, sobretudo, o consumidor.”. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre o assunto. Entretanto, ele explica que o projeto vem para “desprecarizar” a terceirização. “O projeto procura dar ao trabalhador terceirizado muito mais proteções do que a própria CLT”, defende o palestrante.

Com o mundo em constante transformação, o legislador vê-se diante do desafio de pensar em novas leis de proteção aos diversos tipos de trabalhadores. Atualmente, no Brasil, só quem está empregado possui proteções. Há aqueles que se inserem no Microempreendedor Individual (MEI) que, segundo Pastore, foi um dos grandes avanços que o Brasil teve no mundo do trabalho. “É preciso pensar em novas formas de proteção. O mundo está muito dinâmico, o mundo do trabalho está heterogêneo. Com novas formas de proteção teremos um mundo do trabalho decente, protegido e condizente com a sociedade moderna”, finalizou.

O XIV FIA é promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), e acontece na cidade do Rio de Janeiro. 

O segundo dia do XIV Foi encerrado com o happy hour do Administrador com DJ Loopy e Dj André.

Programação paralela

O XIV acontece no Vivo Rio, mas no Museu de Arte Moderna (MAM) também está sendo palco de painéis, debates e apresentação de casos de sucesso.

As apresentações dos painéis no MAM acontecem paralelamente à programação que ocorre no Vivo Rio.  Os painéis abordam debates de temas de grande relevância para a área administrativa e para sociedade como um todo.

Acompanhe a transmissão do XIV FIA pelos canais de comunicação CFA: CFATVRádio ADM. Visite o site www.fia2015.com.br e acompanhe a atualização da programação sobre oportunidades educacionais, atividades culturais e sociais, hospedagem, informações úteis e muito mais.

O XIV FIA também tem transmissão da TV CRA-RJ e da Rádio CRA-RJ. Mais informações no site http://www.cra-rj.adm.br/.