Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / XXIV ENBRA - Trabalho Decente em debate

CFA

XXIV ENBRA - Trabalho Decente em debate

Comments
por imprensa 02/09/2015 12h07

Márcia Soares, da Organização Internacional do Trabalho (OIT-Brasil), abriu a programação de palestras do segundo dia do XXIV Encontro Brasileiro de Administração (Enbra) e XI Congresso Mundial de Administração. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) e os CRAs do Rio de Janeiro e Minas Gerais, acontece na cidade de Porto Alegre-RS. 

A conferência teve como tema “Responsabilidade Social e Trabalho Decente” e foi mediada pelo vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, Adm. Rogério Bohn. Márcia contou um pouco da história da OIT e do trabalho realizado pela agência das Nações Unidas para a promoção do Trabalho Decente. Enfrentar a temas como equidade de gênero, HIV/Aids, questões raciais, orientação sexual entre outros é foco do trabalho decente. “Trabalho não é mercadoria, é fonte de justiça social. Enfrentar essas questões é o que garante uma sociedade justa e pacífica”, defendeu a palestrante. 

Ela também apresentou conceitos de responsabilidade social e reforçou a necessidade de trabalhar esse tema aliado com as propostas de trabalho decente.  Ao final, ela falou da produção de tabaco no Rio Grande do Sul, estado que hoje é o maior exportador nacional do produto. A produção, baseada na agricultura familiar, ainda utiliza muita mão de obra infantil, feminina e idosa não remunerada, com manuseio de agrotóxicos e mata nativa. “É uma questão difícil, um trabalho penoso que precisa ser enfrentada”, disse, ressaltando que o trabalho feito pela OIT, sindicatos e o Ministério Público na região ajudou a diminuir essas tristes estatísticas.

Acompanhe a transmissão do XXIV ENBRA e XI Congresso Mundial de Administração  pelos canais de comunicação CFA: CFATV (www.youtube.com/cfatvoficial) e Rádio ADM (www.radioadm.org.br).

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Imprensa CFA