Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Notícias / [CFA] / XXIV ENBRA - Ensino da Administração na América Latina

CFA

XXIV ENBRA - Ensino da Administração na América Latina

Comments
por imprensa 04/09/2015 12h12

O último dia do XXIV Encontro Brasileiro de Administração (ENBRA) e XI Congresso Mundial de Administração em Porto Alegre teve início com o painel “Contextualizando o Ensino da Administração na Latino-América”, proferida pela vice-reitora da Universidade Andrés Bello de El Salvador e Presidente da OLA, Ana Moreno Araújo, pelo vice-presidente do Colégio de Administradores do Paraguai, Adm. Fulvio Celauro e pelo Diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Mauro Kreuz. A mesa foi coordenada pelo Conselheiro Federal do CFA, Adm. Ruy Pedro Baratz Ribeiro.

Fulvio Celauro deu início ao painel apresentando alguns dados econômicos e sociais do Paraguai. Naquele país, os planos de ensino dos primeiros cursos de Administração se baseavam praticamente no Direito. Em 1999, se realizou um plano estratégico que incluía a atualização da carreira de Administração. Atualmente, o país tem oito universidades públicas e 46 faculdades privadas habilitadas.

Oriunda de uma família de médicos e outros profissionais de saúde, Ana Moreno chegou a fazer cursos na área, mas não gostou. “Não a escolhi Administração pela convicção, mas pela conjuntura. Quando cheguei a universidade, não sabia o que era a profissão. Essa é a carreira que tem me dado mais satisfação na vida. Nenhuma carreira teria me feito tão feliz quanto a administração”,disse Ana, explicando como é a educação em El Salvador. “A administração é a carreira que forma, em média, 1200 novos profissionais por ano no país, a maioria formada por mulheres”, explicou.

“A educação não é uma mercadoria, é um bem público”, defendeu o Adm. Mauro Kreuz. Ele falou das ações voltadas para o ensino de Administração realizadas pelo CFA, como o Programa de Certificação Profissional e a Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador 2015. Além disso, Kreuz apresentou dados do Censo 2013 do MEC.

Hoje foi o último dia de programação do ENBRA/Mundial em Porto Alegre-RS. Sábado, 5 de setembro, os congressistas sobrem a serra para discutir o case “Gramado – Cidade Empreendedora”, que será apresentado pela Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Imprensa do CFA